Instituto de Previdência dos Servidores de São Bento do Una


São Bento do Una, Estado de Pernambuco


Conheça a São Bento do Una
São Bento do Una é considerada berço da Pecuária Leiteira e da Avicultura na região
O município de São Bento do Una, localizado no Estado de Pernambuco, surgiu por volta de 1830, onde antes existia uma fazenda de criação, pertencente a Antônio Alves de Soares, cujo nome era Santa Cruz.

Em pouco tempo, com a chegada cada vez mais numerosa de colonos, toda a região dos vales dos rios Una, Ipojuca e Riachão se torna habitada.

Mais tarde, os moradores, assustados com o surgimento de cobras venenosas na região, passam a fazer preces pedindo a proteção de São Bento, santo conhecido por ser o protetor das vítimas dos ofídios.

As orações invocando o santo vão se tornando tão constantes, que acabam por culminar na mudança do nome do lugar para Povoado de São Bento.

Com a lei 476, datada de 30 de abril de 1860, ocorre a emancipação política que eleva o povoado à categoria de vila e, consequentemente, o torna independente do município de Garanhuns.

Quarenta anos depois, a vila de São Bento, devido ao seu constante desenvolvimento, passa a ostentar o título de cidade através da lei estadual 440.

Em 1941, para evitar que o nome fosse confundido com outras localidades que possuíam o mesma denominação, foi acrescentado o complemento do Una, em homenagem ao rio que corta a cidade.

Atualmente, o município é composto por pouco mais de 53 mil habitantes de acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as principais atividades desempenhadas na localidade, destacam-se, principalmente, a pecuária e a avicultura.

A cidade ainda ganhou fama por promover a divertida Corrida das Galinhas. A festa acontece no mês de julho e tem chamado, cada vez mais, a atenção dos turistas. Durante os três dias de festa, o município de São Bento do Una recebe, aproximadamente, 20 mil pessoas que se divertem nos pólos de animação. Os visitantes podem participar de oficinas de culinária, apresentações musicais, exposições de artesanato e, sobretudo, assistir à corrida das galinhas.



Fonte: Portal São Bento do Una
            Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
            Foto: Divulgação